19/07/2017 _UM POUCO DA HISTÓRIA DA PROPAGANDA
UM POUCO DA HISTÓRIA DA PROPAGANDA

do começou na antiguidade, historiadores relatam que no Egito antigo a publicidade já era utilizada através de desenhos em paredes e rochas e, praticamente a mesma coisa acontecia na Grécia antiga. Entretanto os registros históricos mais antigos são de Pompéia (Ita) onde foram encontradas alg...

Leia mais
12/07/2017 _Como o Big Data pode te ajudar a vender mais?
Como o Big Data pode te ajudar a vender mais?

O tempo todo produzimos informações e o tempo todo somos observados: geramos dados por meio de celular, TVs, mídias sociais. Aproveitando esta oportunidade, o marketing vem aproveitando esta interação para fazer pesquisa  de hábitos de consumo para entender as razões de compra do consumi...

Leia mais
31/03/2017 _O marketing tradicional morreu?
O marketing tradicional morreu?

Há alguns dias tive a oportunidade de ler um artigo que em seu título dizia que o marketing tradicional morreu com a chegada do marketing digital. O artigo é muito bom, mas, seu principal objetivo não é informar, pois trata-se de uma agência de marketing digital tentando vender seus serviços...

Leia mais
24/03/2017 _Quinta Parte - Pesquisa de Mercado
Quinta Parte - Pesquisa de Mercado

CUIDADOS PARA EVITAR ERROSEm pesquisa de mercado (assim como nas sociais e políticas) podemos utilizar diferentes métodos de amostragem, ou seja, da parcela do segmento populacional que compõe o universo (target) a ser investigado.Dentre estes métodos destacamos a amostragem por probabilidade pu...

Leia mais
22/03/2017 __QUARTA PARTE - PESQUISA DE MERCADO
_QUARTA PARTE - PESQUISA DE MERCADO

CUIDADOS PARA EVITAR ERROS -  Voltando a falar dos cuidados para evitar erros na coleta de dados, neste post abordaremos os critérios de seleção dos entrevistados. Como já afirmamos anteriormente, o entrevistador não pode ter a menor influência na escolha dos entrevistados.Com o objetivo...

Leia mais
20/03/2017 _Terceira Parte - Pesquisa de Mercado
Terceira Parte - Pesquisa de Mercado

FERRAMENTAS DE CONTROLE DE ERROS EM PESQUISASDentre as fases de uma pesquisa, a que apresenta as maiores possibilidades de erros é a coleta de dados. Para reduzi-los ao mínimo, a equipe de entrevistadores recebe um treinamento para cada pesquisa. No final deste treinamento é feita uma entrevista...

Leia mais