12/07/2017 _Como o Big Data pode te ajudar a vender mais?
Como o Big Data pode te ajudar a vender mais?

O tempo todo produzimos informações e o tempo todo somos observados: geramos dados por meio de celular, TVs, mídias sociais. Aproveitando esta oportunidade, o marketing vem aproveitando esta interação para fazer pesquisa  de hábitos de consumo para entender as razões de compra do consumidor e, assim, potencializar suas vendas.


O que é e como surgiu o Big Data? 


Este grande universo de informações passou a ser conhecido como Big Data, que vem sendo cada vez mais utilizado pelo mercado para gerar ofertas de produtos ou serviços personalizados e assertivos.
O termo surgiu há 12 anos com o todo poderoso Google e foi aprimorado pela equipe do Yahoo. (Fonte: Revista Exame)


Os dados (valiosos!) são captados  por meio de diversas atividades realizadas na rede (veja lista abaixo) e cruzados  pela integração entre os sistemas de informação – como os ERPs – e as ferramentas analíticas incorporadas ao processo de marketing. 


  • Dados extraídos de ferramentas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI)
  • Arquivos de log de servidores web
  • Conteúdos de mídias sociais
  • Relatórios empresariais
  • Textos de e-mails de consumidores à empresa
  • Indicadores macroeconômicos
  • Pesquisas de satisfação
  • Estatísticas de ligações celulares capturadas por sensores conectados à “internet das coisas
  • Bases de dados das empresas de cartão de crédito
  • Programas de fidelidade
  • Reviews de produtos nos sites das empresas.

Fonte: Big Data Business


Empresas que já aplicam Big Data com sucesso


#Case 1 - Walmart

  


A rede Walmart já deve ter te chamado pelo nome em vários comunicados. E não é para menos: o grupo coleta cerca de 2,5 petabytes de dados a cada hora, por meio da captura de informações das transações de seus clientes, permitindo controlar os níveis do estoque, prever tendências sazonais de crescimento no consumo de alguns produtos e melhorar os processos de trabalho.


#Case 2 - Netflix


Sites como Netflix, lojas, empresas aéreas já usam big data para estipular variações no preço dos produtos e serviços que oferecem.


#Case 3 - Zacarias Veículos


Mas o Big Data não é apenas para as grandes. A Zacarias Veículos virou um case  utilizar o Big Data e conseguir se manter em 2015 e 2016 sem realizar uma demissão para diminuição de custos.


Com quais ferramentas eu faço Big Data?

A Amazon possui uma plataforma que é comercializada através do Amazon Web Services; a Microsoft possui plataforma que se chama Windows Azure e o Google tem o Google Big Query. Pesquise qual se encaixa na realidade da sua empresa. 


Minha empresa pode trabalhar com Big Data?

Claro que pode. Esta análise pode ser feita em pequenas e médias empresas, só precisa do parceiro certo para se tornar realidade. Quer saber mais? Venha conversar conosco sobre esse assunto. Envie email para completa@vouk.com.br ou ligue (47) 3028-8444.


Voltar