15/01/2021 _O que esperar da comunicação em 2021?
O que esperar da comunicação em 2021?

Ano Novo, vida nova e, é claro, novas tendências. E com a comunicação não seria diferente! Continue lendo e confira algumas tendências de comunicação e marketing que podemos esperar em 2021.

#1 Vídeos curtos

Se a gente já suspeitava que os consumidores preferiam conteúdos transmitidos de forma simples, rápida e envolvente, a pandemia nos deu certeza. Formatos de vídeo como do TikTok e Instagram Reels, antigo Cenas, tiveram crescimento exponencial ao longo de 2020 e tendem a seguir crescendo.

Os vídeos curtos são tudo que o consumidor quer: curtos, diretos e divertidos. Se bem aplicados à sua estratégia de comunicação, podem trazer grandes resultados para a sua marca.

#2 Eventos virtuais e lives

As lives e eventos virtuais ganharam destaque em função do distanciamento social necessário para o controle da pandemia. O formato online possibilita consumir conteúdos de qualquer lugar do mundo sem sair de casa, por isso, continua sendo uma tendência para 2021.

E além da segurança dos eventos virtuais e lives, também é uma possibilidade mais econômica para as organizações e acessível a públicos de diversas regiões. E vamos combinar que já nos acostumamos ao formato, não é?

#3 Pesquisas visuais e por voz

O uso de assistentes virtuais teve um crescimento de 47% de acordo com a pesquisa da Ilumeo, em especial a Alexa, da Amazon.

Com o aumento da presença de alto-falantes inteligentes em casas de todo o mundo, a pesquisa por voz teve um grande crescimento. Além disso, a pesquisa visual, com ferramentas como o Google Lens, não ficou pra trás.

Essa popularização tende a seguir aumentando em 2021. Mas as marcas precisam estar atentas e adequar sua comunicação para aparecer no topo das pesquisas de assistentes virtuais.

#4 Inteligencia artificial

Já falamos do distanciamento social? Pois então! Com a pandemia, muitas empresas passaram a investir mais em inteligências artificiais para atendimento em centrais de telemarketing e chats para poder manter seus colaboradores humanos em casa. E esse é apenas um dos exemplos.

A evolução rápida das tecnologias permite que as inteligências artificiais consigam responder cada vez mais perguntas e realizar um ótimo atendimento, como é o caso da Magalu, do Magazine Luiza. 

Além disso, as IAs também são uma forte tendência por sua grande capacidade de processamento de dados de forma rápida e ágil. Vale a pena investir!

#5 Posição zero no SERP

Toda marca sonha com seu conteúdo aparecendo em primeiro lugar nos resultados de pesquisa em buscadores como o Google. E agora a “posição zero” está sendo intensamente almejada, por destacar o primeiro resultado e dar uma amostra do conteúdo disponibilizado. Um grande incentivo para que o usuário clique.

Muitas empresas já estão adequando o SEO para a nova forma como os usuários usam os mecanismos de busca e tentar alcançar a posição zero no SERP. E você, tá esperando o quê?

#6 Podcasts

Os podcasts estão em ritmo constante de crescimento e popularização há um bom tempo. Por ser um formato de conteúdo prático, que pode ser consumido durante o deslocamento para o trabalho, por exemplo, ganha cada dia mais ouvintes.

E em 2021, a tendência é que os podcasts passem a fazer parte da estratégia de comunicação de diversas empresas. Trazendo conteúdos relevantes, dinâmicos e descontraídos para aproximar ainda mais o público das marcas.

#7 Recurso de compras

Quem tem e-commerce e ainda não otimizou suas contas nas redes sociais para os recursos de compras, está perdendo tempo. Mais de 70% dos usuários do Instagram dizem já ter comprado algum produto que apareceu no aplicativo.

No Instagram é possível colocar os links dos produtos em publicações de feed, stories e também montar uma vitrine na aba “Loja”. Também podemos citar o marketplace do Facebook. E em breve, os recursos estarão ainda mais responsivos, facilitando a jornada de compra do usuário.

Essas são só algumas das tendências de comunicação e marketing esperadas para 2021, mas já é bastante coisa para estudar e incluir nas estratégias da sua empresa. E vai com calma! Nem sempre uma tendência faz sentido para o seu negócio, então antes de aplicar, pesquise muito sobre o assunto e avalie se o esforço e investimento realmente trarão resultados.

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