07/06/2021 _DE ONDE VEIO O DIA DOS NAMORADOS?
DE ONDE VEIO O DIA DOS NAMORADOS?

Que o Dia dos Namorados é uma data mais que especial para os apaixonados, todo mundo já sabe. Mas de onde surgiu essa data e qual seu papel para o varejo? É isso que vamos descobrir!

Valentine's Day

Em boa parte do mundo, Valentine's Day, Dia de São Valentim, é comemorado no dia 14 de fevereiro e conhecido como a data mais romântica do mundo. A data tem origem de um padre romano, chamado Valentim, que foi condenado à morte no século III após contrariar ordens do imperador Cláudio II, em nome do amor.

O imperador em questão havia proibido os casamentos sob a justificativa de que homens casados não eram bons soldados.Porém, Valentim, que acreditava que o casamento fazia parte de planos divinos, desobedeceu às ordens de Cláudio II e passou a realizar cerimônias de casamento escondido.

 Assim que foi descoberto, o imperador ordenou a prisão e execução do padre Valentim. Contudo, enquanto estava preso, Valentim se apaixonou e passou a escrever cartas para declarar todo seu amor, assinando as cartas como "de seu Valentim", dando origem à expressão You're my Valentine (Você é meu Valentim). Apenas no século V, Valentim foi reconhecido como santo pelo papa Gelásio, que instituiu o Dia de São Valentim.

E no Brasil?

O Dia de São Valentim tem se tornado mais conhecido e popular por aqui ao longo dos últimos anos. Mas a nossa comemoração acontece no Dia dos Namorados, em 12 de junho. E vem acompanhada de uma origem muito mais prática: a necessidade de movimentar o varejo no mês de junho.

No Brasil, o Dia dos Namorados tem origem em 1949, com a campanha publicitária do empresário João Dória, "Não é só com beijos que se prova o amor", que incentivava a troca de presentes entre namorados no dia 12 de junho, na véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Os brasileiros, que adoram um motivo pra comemorar, gostaram da data e ela continua firme e forte até hoje.

E já que estamos falando em campanhas, a publicidade sempre tirou essa data de letra. Ano após ano, podemos contar com uma série de filmes criativos, românticos e bem humorados que combinam perfeitamente com a data.

Como é o exemplo da campanha "Diversidade do Amor" do O Boticário, que deu o que falar em 2015, mas que representou e emocionou muitos casais.


Claro que os solteiros também merecem aproveitar o Dia dos Namorados. E essa foi a aposta do PizzaHut em 2017.


As possibilidades são infinitas e sempre que precisar de inspiração, é só dar um Google.

Dia dos Namorados e o varejo

Desde a primeira comemoração da data, o Dia dos Namorados cumpre muito bem a tarefa de animar o varejo. Os casais apaixonados nunca perdem essa chance de declarar seu amor e, claro, com a publicidade fazendo tão bem o seu trabalho, as vendas disparam.

Ano após ano, recordes de vendas são batidos do Dia dos Namorados, mesmo com os desafios de mais um ano de pandemia. O importante é não passar em branco!

E se você está precisando dar gás extra para as vendas dessa última semana e ainda não vende online, comece agora mesmo. Nem que seja pelo WhatsApp! As vendas online estão ganhando em disparada, tanto pela indicação de não sair de casa, quanto pela praticidade de fazer compras no conforto do lar.

Mais legal que isso, é oferecer benefícios para quem faz compras online. Um desconto exclusivo, um brinde ou até um cupom para a próxima compra, já colaborando com a fidelização desse cliente. 

E por último, mas não menos importante, certifique-se que a sua empresa conta com um bom serviço de entregas. O seu bom atendimento, produto de qualidade e preço competitivo podem ser arruinados por uma entrega mal feita.

Se você gostou desse conteúdo cheio de romance, história pra contar e oportunidades para alavancar as vendas no Dia dos Namorados, fiquei ligado aqui no blog da Voük e em nossas redes socais. Estamos sempre trazendo novidades, novos conteúdos e tendências de mercado. 

Até a próxima!

Voltar