20/11/2017 _6 Dicas realmente eficazes para estimular a criatividade
6 Dicas realmente eficazes para estimular a criatividade

Ok, você não é nenhum Washington Olivetto. E afinal, quem é? Relaxe: a criatividade é mais fruto de um trabalho intenso de pesquisa do que um dom natural. Lembre-se: a “genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração”. Então, mãos à obra, esforce-se e reserve seu lugar no Cannes 2018. 


#1 OLHAR ATENTO

Já percebeu que as melhores campanhas publicitárias são simples, baseadas em fatos corriqueiros do dia a dia? Por isso, aguce suas antenas, tire a cara do Facebook e fique de olho nas inspirações que passam por você diariamente sem que você nem perceba.  Ah, e anote tudo em um caderno para lembrar depois. 


#2 QUEBRE A ROTINA

Tente fazer algo diferente para não deixar o cérebro tão preguiçoso. Isso vale escolher um novo caminho até o trabalho ou escovar os dentes com a mão diferente da que você costuma escovar. 


#3 CABEÇA ABERTA

Leia livros diferentes; assista filmes, séries, novelas diversificadas, ouça músicas que não tenham nada a ver com você e faça passeios pelos mais curiosos lugares. Largue os preconceitos culturais: tudo vale para criar um mix de conhecimento. Você é o repertório que forma ao longo da sua formação. 


#4 APRENDA COM OS MELHORES

Sempre folheie anuários, sempreeeeeee. Eles trazem produções de grandes estrelas da publicidade brasileira. Quer uma dica: o anuário do Clube de Criação de São Paulo tem muita coisa boa!


#5 VALORIZE SUAS IDEIAS

 O medo é o grande inimigo da criatividade. Diga suas ideias sem medo de parecer ridículo! Já dizia o nosso querido Einstein, “ se a princípio a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”. Atenção também para a expectativa excessiva: ela bloqueia o processo e deixa espaço para a frustração. 


#6 ÓCIO

Não faça nada. Simples assim. Domenico di Mais no seu livro “O Ócio Criativo” já deu a dica: o ócio é o início da criação. Com o pensamento livre, as ideias têm mais espaço para chegar e ficar. 


Fontes: 
Revista Exame
http://metodosupera.com.br/
http://revistagalileu.globo.com/


Voltar