20/03/2018 _Afinal, por que minha empresa precisa ter um CRM?
Afinal, por que minha empresa precisa ter um CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, surgiu na década de 80, sendo o professor de marketing Leonard Berry um de seus precursores. O sistema foi desenvolvido para automatizar as funções de relacionamento/contato com os clientes. 

Porém, ele também facilita na gestão do marketing da empresa ou no planejamento estratégico, apenas por meio da análise de seus inúmeros relatórios, que em alguns casos podem ser bastante flexíveis, permitindo a combinação de diferentes informações.

Benefícios do CRM

Ao contrário do que muita gente pensa, O CRM não é um sistema, trata-se de um conjunto que envolve todos os sistemas de vendas, promoção e merchandising, suporte de pós-venda e expedição, entre muitos outros serviços dentro de uma corporação. Segundo estudo do sistema de automação Marketo, a possibilidade de vendas aumenta em 67% quando os grupos de trabalho de marketing e venda estão sincronizados.

Em algumas situações, a implantação do CRM pode exigir o desenvolvimento de interfaces para conectá-lo ao ERP ou outros sistemas de gestão do mercado. Ele coleta todas as informações (todas mesmo, inclusive aquelas que exigem cadastramento como: datas de aniversário, hobbies, estado civil e etc.) de cada cliente, gerando:

  • Relatórios gerenciais que nos ajudam na tomada de decisões
  • Na programação de eventos
  • Dão indicações de como montar um plano de mídia mais eficiente
  • Planejar estratégias

Enfim, são milhares de informações que em muitos casos, podem ser combinadas entre si, ou coisas muito mais simples como enviar um cartão de parabéns no aniversário do cliente, melhorando assim este relacionamento.

Segundo Kotler e Fox (1998), conquistar um cliente novo custa por volta de 6 vezes o que você gasta para manter cada um de seus atuais clientes, por isto ter um CRM é de fundamental importância na fidelização de clientes.

Com o CRM certo, você pode dispensar a análise dos relatórios de vendas e faturamento, por exemplo, já que algumas versões oferecem relatórios gerenciais muito mais simples e de fácil entendimento, economizando horas e horas de trabalho e com menor risco de conclusões erradas. 

Agora me responda: a sua empresa precisa de um CRM?



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