05/02/2018 _Testes de Impacto de Comercial de TV
Testes de Impacto de Comercial de TV

No século 19 já era usado um método de pesquisa para avaliação de anúncios, chamado, em uma tradição livre, de teste de anúncio. Em 1920 este teste era padrão, sendo oferecido aos clientes por empresas de pesquisa de mercado e pelas agências de propaganda. 

Ainda nos primórdios das transmissões comerciais de TV, no começo da década de 40, GeorgDARTe Gallup desenvolveu o DART (Day After Recall Test),  uma metodologia de pesquisa para avaliar o impacto dos anúncios em TV. Com a evolução das transmissões, começaram a surgir os primeiros comerciais (filmes) e Gallup aplicou a mesma metodologia para avaliá-los.

Dart ou não Dart?

O principal objetivo do “Day After Recall Test” era contribuir na programação dos investimentos necessários a cada um dos comerciais avaliados. Com o tempo, os executivos de marketing começaram a utilizar seus resultados para saber se o comercial era bom ou não, o que sem dúvida é um grande erro, que acabou levando muitas agências a criarem resistência em realizar este tipo de teste.

Os níveis de lembrança seriam melhor utilizados se fossem passados aos mídias, que com base nos objetivos da campanha, poderiam desenvolver planos de veiculação muito mais eficazes. Bem, agora já sabemos para que serve um DART e como não devemos utilizá-lo. Mas você quer saber como ele funciona?

Deixe seu comentário ou envie email para macedo@vouk.com.br que me comprometo a dar todos os detalhes diretamente para você que se interessa por este assunto. Aguardo seu contato!



Voltar