13/08/2018 _Como os mapas mentais podem aumentar a sua criatividade e produtividade?
Como os mapas mentais podem aumentar a sua criatividade e produtividade?

Muito tem se falado em mapa mental para organizar o mundo de ideias que vem em nossa mente. Mas o que ele é e para que serve? O mapa mental nada mais é do que um tipo de diagrama para esquematizar uma ideia, organizar uma tarefa ou tudo mais que estiver relacionado a uma ideia central que se relaciona com outros conceitos. Você utiliza para: 

# Anotar ideias durante aula ou reunião
# Fazer esquemas de resumo de livro
# Desenvolver ou ilustrar um plano de trabalho.
# Para preparar uma apresentação.
# Organizar ideias antes de uma reunião.
# Para elaborar e gerenciar projetos.




Para fazer esta interrelação de ideias, você pode utilizar folhas de papel e canetas coloridas para ilustrar formas geométricas, cores, símbolos, palavras-chave e outros elementos que facilitem a compreensão. Já existem também aplicativos para realizar a tarefa. 

Texto - Palavras-Chave

O texto, embora seja muito importante para a construção de um mapa mental, não deve ser usado em exagero já que a ideia principal do gráfico é facilitar ao máximo o entendimento e memorização de conteúdo por meio do mínimo possível de palavras.

Formas geométricas

São usadas para fazer contorno nas palavras-chave, diferenciar e reunir elementos de um mesmo grupo de informações. Por exemplo: usar um círculo para o tópico principal e quadrados para os subtópicos mais importantes.

Desenhos de símbolos

Use os símbolos como legenda de informações muito extensas ou para simbolizar tópicos de maneira mais rápida e facilitar a compreensão.

Cores

Assim como as formas geométricas, as cores servem para diferenciar e reunir grupos de informações. Também são ótimas para sinalizar hierarquia de informações. 


O importante é definir bem o tema principal a ser trabalhado e analisar bem quais informações não podem faltar para assimilação dos conteúdos. Depois é só colocar a mão na massa e construir as suas ideias para transmiti-las para o mundo e fazer acontecer. Que você tenha boas ideias!



Voltar