05/11/2018 _Siga estas dicas se você vai participar da Black Friday
Siga estas dicas se você vai participar da Black Friday

A Black Friday tornou-se uma das datas comerciais mais esperadas (e lucrativas) no mundo todo. E os números comprovam o porquê. No Brasil, foram comercializados ano passado um valor de R$ 2,1 bilhões, segundo o site oficial da Black Friday.   


Mesmo o Brasil comemorando a data desde 2011, ainda se comete muitos erros por falta de conhecimento. Por isso, separamos algumas dicas para sua empresa se preparar para a Black Friday e obter o máximo de efetividade na sexta-feira mais famosa do ano. 

#01 – COMO DEFINIR AS PROMOÇÕES

Tanto as lojas físicas quanto as virtuais têm necessariamente que iniciar as negociações com seus fornecedores muito antes da chegada de novembro, para que haja tempo de receber as mercadorias e disponibilizá-las na loja (vitrines, sites e estoques). 


IMPORTANTE 1: não cometa o erro de aumentar artificialmente seus preços antes do evento para oferecer descontos fantasmas. Os consumidores estão atentos! Você pode até ter algum sucesso na primeira vez, depois vai sentir que enganou a si mesmo, porque seus clientes enganados não voltarão nunca mais. 


IMPORTANTE 2: você quer obter o maior lucro possível com esta oportunidade, mas pense que não são todos os itens de sua loja que devem ter descontos imperdíveis, ainda mais aqueles destinados para consumidores com alto poder aquisitivo. Antes de decidir quais produtos entrarão na promoção, deixe bem claro a margem de lucro, demanda e fluxo de caixa. 

#02 – TEM MESMO ESTOQUE?

De que adianta anunciar um produto com 80% de desconto se você só terá algumas poucas unidades disponíveis? Isto vai causar muita frustração nos clientes que se interessarem pelo produto mas que não o terão disponível. 


Procure dar descontos maiores para os produtos que tiver um bom estoque. É uma excelente oportunidade para comercializar itens que tiveram baixa venda ao longo do ano. Capriche no desconto (vender a preço de custo é uma grande vantagem, pois você estará recuperando um capital parado). 


Mantenha seu estoque bem organizado e seu pessoal bem treinado para encontrar facilmente os itens que o consumidor deseja comprar. 


IMPORTANTE: NÃO ENGANE SEU CLIENTE! CASO ALGUM PRODUTO TIVER PEQUENOS DEFEITOS QUE NÃO IMPEÇAM SEU USO, INFORME SUA EXISTÊNCIA AO SEU CLIENTE. 

#03 – ATENDIMENTO É MAIS IMPORTANTE QUE OS DESCONTOS

Deixar os clientes esperando por horas para ser atendido, para pagar ou embrulhar as compras, ou esperar dias e dias para receber compras feitas por e-commerce é um tiro no pé! 


Por isso: 


  • Prepare suas equipes
  • Dê os devidos treinamentos
  • Contrate pessoal temporário (afinal a vendas de Natal estão chegando)
  • Organize sua expedição.


Todos seus clientes merecem um atendimento especial, principalmente em eventos como o Black Friday.

#04 – USE SUAS OFERTAS ESPECIAIS PARA VENDER OUTROS ITENS

Os grandes descontos que você vai oferecer são uma forma atrair os clientes para sua loja. Quanto maiores os descontos oferecidos, maior será o número de clientes na sua loja ou e-commerce. E se você fizer uma ótima exposição dos demais itens e treinar bem seus vendedores, certamente vai faturar muito mais com os produtos fora da promoção.

Importante: não aumente os preços dos itens fora da promoção.Pratique seus preços habituais.

#05 – CUIDE ATENTAMENTE DA GESTÃO DO SEU NEGÓCIO

Como já vimos nos itens anteriores, são inúmeros detalhes que vão exigir a sua atenção e de sua equipe. O ideal seria você ter um ERP, ou outro sistema de gestão que garanta um total controle de todos os processos.


Quanto mais organizada for a sua gestão, você terá menor índice de perdas, de desvios, de falta de mercadorias, garantia de entregas nos prazos combinados e principalmente de clientes satisfeitos que certamente irão voltar sempre à sua loja ou e-commerce.

POR UMA SEXTA-FEIRA INESQUECÍVEL

Gostou das dicas? Esperamos que você organize sua estrutura comercial para fazer bons negócios, respeitando seu cliente e valorizando suas marcas para as próximas ações. Boas vendas!

Voltar