30/11/2018 _Afinal, como a AIDA faz sucesso no marketing digital?
Afinal, como a AIDA faz sucesso no marketing digital?

A AIDA é uma fórmula antiga que tem sido o pilar do trabalho de redatores, publicitários e profissionais de marketing em geral. A sigla significa:


A - ATRAÇÃO 

I  -  INTERESSE 

D -  DESEJO 

A -  AÇÃO


Ela tem sido adaptada com bastante eficiência para o mundo digital. Confira abaixo como a AIDA orienta a organização de materiais em um funil de vendas.  

ATRAÇÃO:


É o primeiro estágio da AIDA, aqui representada pelo TOPO do funil de vendas. É a fase em que você precisa conquistar a atenção do seu mercado em potencial. Para alcançar este objetivo, suas estratégias, bem como todas as peças e atividades planejadas devem ser desenvolvidas pensando em atrair a atenção do seu público-alvo. Importante: isto vale para os outros três estágios da fórmula.

ATENÇÃO com a aparência do seu material: cores, elementos e destaques para a sua oferta devem ser extremamente pensados para chamar a atenção do público. Os calls-to-action são indispensáveis para o sucesso da ação. 

INTERESSE:

No segundo estágio da AIDA, o possível cliente já está atraído, porém, precisa ter seu interesse despertado. Seu planejamento não pode ser em capítulo, como as novelas, tem que ser como um filme e atender aos quatro estágios da fórmula.


ATENÇÃO! Evidencie que sua empresa tem algo que o cliente busca. Este diferencial (palavra-chave) deve estar em títulos e subtítulos ou nos textos de banners. 

DESEJO:

No terceiro estágio da AIDA, seu cliente foi atraído e já tem interesse por seu produto/serviço. Agora ele irá analisar realmente se seu produto (e o preço) valem a pena.   


Um ebook completo pode ser eficiente, já que o cliente busca Indicadores de confiabilidade. Depoimentos, lista de clientes, formas de garantia, comentários de clientes, etc, podem ser bastante eficiente.

AÇÃO:

Chegamos ao último estágio da AIDA, quando a fase da venda é concluída. O cliente já tem todas as informações de que ele precisa para finalizar o ciclo (cuidado para oferecer boas informações e não fazer formulários longos).

AIDA 

Bom, agora você já sabe o que é a fórmula AIDA e que ela não pode ser ignorada se deseja sucesso garantido para o seu negócio. Converse com sua equipe de marketing e com sua agência de propaganda e comece a aplicar ou aprimore a utilização da AIDA. Em pouco tempo você irá comprovar a eficiência deste método de converter seu mercado potencial em mercado consumidor. 

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