17/12/2018 _4 dicas de como fazer um brainstorm de sucesso
4 dicas de como fazer um brainstorm de sucesso

Já diz o ditado: várias cabeças pensam melhor do que uma só. Este é o conceito básico do brainstorm, técnica que se baseia na reunião de várias pessoas para discutir ideias em torno de um problema comum. Esta técnica é bastante utilizada em agências de publicidade para desenvolver conceitos de campanhas, mas também pode ser aplicada em empresas envolvendo integrantes de vários departamentos em torno de um objetivo em comum.

O termo não significa ter uma tempestade de ideias — como até mesmo o nome sugere - mas atacar um problema (“storm” também tem esta sugestão de significado) usando a mente. Mas como garantir que este processo seja realmente produtivo? Tente seguir estas cinco dicas que preparamos para você e comprove como o processo pode ser bastante eficiente para obter melhores resultados.

#1 GARANTA QUE TODOS SE PREPAREM ANTES

O primeiro passo é passar um briefing completo sobre o problema para os integrantes da reunião. Afinal, somente sabendo o real problema é que as pessoas irão buscar uma solução eficiente: investigue sua ocorrência, identifique padrões e encontre suas verdadeiras causas.

Por outro lado, os participantes devem buscar se alimentar de informações para estarem preparados. Ler sobre outros assuntos, relaxar também está valendo. As ideias podem estar onde você menos imagina!

Não precisa chamar muuuitas pessoas para participar. Isso pode tornar a reunião longa e cansativa. Nem sempre é necessário ter “uma pessoa de cada área”. Selecione aqueles que farão diferença.

#2 NÃO CRITIQUE AS IDEIAS DE OUTROS

Uma das atitudes que mais inibem a participação durante um braistorm é o medo das críticas e risadas dos demais. Por isso, não deixe que um participante critique ou ria da sugestão do outro para que não iniba a participação dos demais. Antes de começar o encontro, deixa esta regra bem clara: todos devem ter mente aberta para darem sugestões que vierem à mente.

#3 MODERE A DISCUSSÃO COM EQUILÍBRIO

O sucesso do brainstorm vai muito das atitudes do moderador. Por isso, dê espaço para que todos contribuam. Não permita que uma pessoa dê todas as ideias de uma vez só, gastando muito tempo e desencorajando os demais a participar.

#4 TOME NOTA DE TUDO

Anote tudo, tudo mesmo, até mesmo as ideias que pareçam absurdas para somente depois fazer uma peneira das ideias selecionadas. Peça para alguém ser o redator, enquanto você mantém o debate produtivo.

Gostou das dicas? Teste-as no próximo brainstorm e potencialize as ideias de sua equipe para obter resultados mais eficientes e lucrativos.

Voltar