09/01/2019 _6 passos para fazer um plano de comunicação perfeito para 2019
6 passos para fazer um plano de comunicação perfeito para 2019

Embora a maioria das pessoas saiba disto, é sempre bom lembrar de um dos mais famosos bordões do Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica.” E, é muito simples comprovar isto, pense: de que adianta fabricar o melhor produto do mundo se as pessoas não souberem disto.


Por outro lado, se você investir milhões em propaganda da forma errada, sem planejamento, sem objetivos claros, os resultados serão pífios. Para evitar isto, vamos conhecer as principais regras para um plano de comunicação eficaz. Imagine que um plano de comunicação nada mais é do que um roteiro que define as coordenadas para que uma determinada informação chegue até seu target da forma desejada.


1º PASSO: DEFINA CLARAMENTE SEUS OBJETIVOS


Todo objetivo deve ser realizável/atingível, aprazável e quantificável. Realizável significa que pode ser conquistado. Por exemplo, se o seu faturamento for R$ 100, nenhuma campanha de propaganda o elevará, em um toque de mágica, ao montante de R$ 1.000.000, entende? Aprazável indica que as diversas etapas para se alcançar o objetivo final devem ter datas (possíveis de serem cumpridas), inclusive o próprio atingimento do objetivo final. E, por fim, quantificável significa que o objetivo e suas fases podem ser avaliadas com precisão.


2º PASSO: ENTENDER O POSICIONAMENTO DO SEU NEGÓCIO


Levante e analise criteriosamente todas as informações sobre a empresa e sobre o produto (ou serviço) que será o foco do planejamento. É um processo demorado: você precisa entender claramente tudo sobre o negócio. À medida que for coletando e analisando os dados, faça anotações que serão importantes na hora de criar o plano de comunicação. Esta etapa é de fundamental importância que pode levá-lo a concluir que o atual posicionamento deva ser alterado e, se isto ocorrer, será necessário fazer uma revisão dos objetivos.


3º PASSO: ESTABELEÇA SEU TARGET


Nesta fase, a primeira coisa a fazer é entender muito bem seu produto ou serviço e conhecer a que tipo de público(s) ele é indicado. Existem produtos ou serviços que são indicados a um público primário. Por exemplo, vamos falar de medicamentos sem restrições de venda. Quem primeiro precisa saber da sua existência e indicações são os médicos, depois os vendedores de farmácias e finalmente o público secundário, que são os consumidores. Outro exemplo disto são os alimentos infantis. O primeiro público a ser atingido deve ser os pais. Então, analise bem o histórico do produto ou serviço, estabeleça seu público-alvo e verifique se existem áreas de oportunidade em outros segmentos da população.






4º PASSO: DEFINA O TIPO DE MENSAGEM


Aqui,  você terá que definir os principais atributos do seu produto ou serviço e dentre eles encontrar o diferencial mercadológico que deve ser explorado com mais ênfase. Também defina a linha de comunicação que deve ser adotada (séria, cômica, testemunhal, varejo ou popular). Lembre-se de que esta linha será fundamental para se alcançar o objetivo final. Neste passo você também deve definir que tipos de canais de mídia devem ser utilizados nesta comunicação (sugerimos consultar sua agência de propaganda).


5º PASSO: MONTE O CRONOGRAMA DE TODO O PLANEJAMENTO


O cronograma tem muita importância no acompanhamento das diferentes fases do projeto e deve ser de conhecimento de todos profissionais envolvidos, especialmente aqueles envolvidos na execução de cada fase (inclusive sua agência de propaganda).


6º PASSO: FAÇA AVALIAÇÕES DAS DIFERENTES FASES E DO RESULTADO FINAL


Existem vários critérios para avaliação de projetos, escolha aquele que julgar mais conveniente às suas necessidades. O mais importante desta avaliação é relativa ao resultado final. Analise detalhadamente os erros e acertos e liste-os para eles serem o seu guia para criar o seu próximo plano de comunicação.


MÃOS À OBRA!


Agora você já tem um guia de como iniciar um plano de comunicação eficaz. Reflita sobre seu produto ou serviço, públicos e objetivos e acerte em cheia a sua comunicação. Se precisar, conte com a equipe da Voük Comunicação. Para conversar com nossos profissionais, envie email para: completa@vouk.com.br

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