04/02/2019 _Dica imperdível: faça um case perfeito e destaque sua empresa como nunca
Dica imperdível: faça um case perfeito e destaque sua empresa como nunca

Muitas situações exigem a exposição de um case bem feito, seja para a equipe, uma palestra para estudantes e até mesmo para premiações. O ideal seria montar uma apresentação específica para cada situação. Com o roteiro que prepararmos, você vai aprender como fazer um case, criando um material mais abrangente e, se necessário, fazer as adaptações para ajustar para cada aplicação.


01 – MOSTRE O PERFIL DA EMPRESA


Pesquise bastante sobre a história da empresa e aborde de maneira resumida apenas os fatos relevantes. Não deixe de incluir o principal mercado-alvo, recursos e estrutura de marketing, posição no mercado, principais concorrentes, “branding” e objetivos a médio prazo.


02 – POR QUE FAZER O CASE?


Mostre, com os principais detalhes, como surgiu a necessidade de desenvolver um case e como a empresa respondeu à situação. Por exemplo: entrada de um novo e poderoso concorrente, mudança no comportamento dos consumidores e etc. Resumindo: quais foram as oportunidades ou dificuldades e como elas foram detectadas e avaliadas.


03 - ANÁLISE DO CENÁRIO


Apresente com detalhes os estudos e análises do cenário e como foram definidos os objetivos a partir dos quais foram desenvolvidas as estratégias. Não incluir neste capítulo o detalhamento das estratégias aplicadas.


04 – APRESENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS


Caso tenha havido a necessidade de alterar ou mesmo mudar completamente alguma(s) estratégia(s) para esta apresentação considere apenas aquela(s) que contribuiu(ram) para se alcançar o resultado esperado.


05 – EXECUÇÃO DO PROJETO


Explique cada um dos passos da execução do projeto, cada um dos componentes do marketing mix, em ordem cronológica, com um breve resumo dos ajustes necessários.


06 – ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO


Faça uma breve explanação de como foi feito o acompanhamento do projeto, recursos e técnicas utilizadas e critérios utilizados na avaliação das diferentes etapas.


07 – FERRAMENTAS UTILIZADAS EM TODO O PROCESSO


Exponha todas as ferramentas de marketing, modelos, técnicas e metodologias utilizadas no projeto, desde a identificação da oportunidade/problema até a solução total do case.


08 – RESULTADO


Mostrar com detalhes os resultados obtidos pelas estratégias aplicadas ao projeto e o que isto significou para o negócio, para os consumidores da sua marca e da categoria, consequências para a concorrência e para o mercado como um todo.


Gostou das dicas? Saber como fazer um case eficiente pode trazer grandes resultados para sua empresa. Caso tiver dúvidas, colocamos a Voük à sua disposição para ajudá-lo neste e em outros assuntos ligados às áreas de comunicação, marketing e pesquisa de mercado. Até breve!

Voltar