16/07/2019 _Não é hora de rever seu planejamento de marketing para 2019?
Não é hora de rever seu planejamento de marketing para 2019?

Quando o ano começa, a lista de desejos de uma empresa é parecida com a de muitos clientes: sucesso ilimitado, fortuna e conquistas a perder de vista. Porém, com o passar dos meses,  as metas vão perdendo força e correm o risco de ficar pelo caminho. Como vivemos em  um mundo onde tudo acontece muito rápido, o plano de marketing, que até então parecia brilhante, pode perder o sentido diante de uma possíveis mudanças de hábitos do target, de medidas do governo e instabilidade financeira.

Especialistas indicam que rever as estratégias de marketing a cada trimestre do ano é um bom período para mantê-lo atualizado. É neste momento que se avalia se o que foi planejado está sendo cumprido. Se sim ótimo. Se não, é hora de ajustar as estratégias e ações a serem implementadas. Não seria hora de parar, aproveitar que estamos na metade do ano para rever estratégicas do plano de marketing e traçar ações sólidas para o segundo semestre?

Itens a serem analisados em seu planejamento de marketing:

  • Houve mudança nos gostos e preferências do consumidor?
  • Quais são os novos produtos ou serviços lançados pelos concorrentes?
  • O Governo implementou alguma nova lei ou medida que possa impactar o negócio?
  • Como está as políticas para o seu mercado?

Não se esqueça de que a falta de planejamento está entre os principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas nos primeiros cinco anos de atividade. A falta de um plano de marketing eficiente gera:

Queda na produtividade - não há entendimento de quais tarefas têm prioridade e quais ações trazem maiores resultados.

Falta de competitividade -  quando você não analisa os pontos fortes e fracos dos concorrentes, não sabe como se diferenciar deles. 

Aumento com gastos desnecessários - quando você não sabe os seus objetivos e público, acaba investindo nas ferramentas erradas. 

Deficiência de processos - Os processos podem se mostrar defasados ou inadequados para as necessidades da empresa.

Pouca ou nenhuma inovação – Quando os funcionários não são desafiados a inovar, oferecem o mesmo serviço e ficam sempre no lugar comum.

Falta de visão a longo prazo - Sem este estudo, a empresa não está preparada diante da vulnerabilidade mediante crises econômicas e políticas.

Como você pode ver, um planejamento de marketing é essencial para o sucesso da empresa. E mais: a presença de um coordenador ou gerente de marketing é fundamental para alinhavar as ações e centralizar as mudanças a serem implementadas pois tem o conhecimento necessário para analisar cenários, produtos e mercados. No relacionamento com as agências de comunicação, a presença deste profissional é fundamental para descrição de briefings, aprovação de materiais e feedback da empresa. Pense nisso!

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