22/07/2019 _Qual a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio?
Qual a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio?

Em primeiro lugar, vou bater novamente na mesma tecla: pesquisa de mercado em inglês significa market research (market = mercado e research = pesquisa). Porém, alguns tradutores mal preparados ou displicentes traduziram market (mercado em inglês) como marketing. Por causa disso, temos muitas obras sobre o tema com o nome pesquisa de marketing. O pior é que professores universitários (a grande maioria só com conhecimentos teóricos, sem nunca terem trabalhado na área) passaram a chamar pesquisa de mercado como pesquisa de marketing, o que é uma bobagem muito grande e é muito simples de entender: quando fazemos pesquisa sobre um produto, estamos estudando o mercado ou o marketing?

Embora a pesquisa de mercado não possa ser considerada uma ciência exata e, portanto, seus resultados nunca são 100% seguros, esta atividade utiliza diversos recursos metodológicos e estatísticos para reduzir a probabilidade de erros a um patamar mínimo. Para simplificar vamos tomar as pesquisas eleitorais (que usam os mesmos métodos e técnicas das pesquisas de mercado) como exemplo: de todas as pesquisas feitas por empresas sérias que seguem os padrões, normas e que tomam cuidado extremo no controle de qualidade, menos de 0,1% não tem seus resultados confirmados pelas urnas.

Infelizmente, uma parcela considerável de empresários catarinenses vê a pesquisa de mercado como gasto supérfluo. Posso garantir que a maioria deles já “quebrou a cara” ao tomar decisões baseadas no seu feeling e nas suas experiências e em muitos casos com prejuízos na casa dos milhões, só para economizar alguns milhares de reais.

Muitas empresas multinacionais de origem americanas, chamadas de research oriented, não tomam nenhuma decisão importante sem estarem devidamente fundamentadas em resultados de pesquisa de mercado. Pode parecer um exagero, mas não estão totalmente erradas, tanto é que algumas delas estão no mercado há mais de cem anos.

UMA SOLUÇÃO COBERTA DE RAZÃO

As grandes empresas não colocam um comercial de TV no ar sem antes verificar o seu impacto e compreensão, porém se uma agência catarinense sugerir um teste de impacto a um empresário certamente ouvirá um sonoro não. Porém, depois reclama que a campanha não funcionou. A maioria das empresas catarinenses, por exemplo, desenvolve embalagens baseadas apenas no gosto pessoal do empresário ou de um de seus executivos. O mesmo acontece com a criação de marcas.

O fato de você conhecer tudo sobre o processo de produção de um produto, ou da prestação de um serviço, não significa que você tenha conhecimento suficiente sobre o mercado e seu público-alvo. Fiz uma pesquisa para um investidor italiano que queria produzir no Brasil um cobertor extremamente leve e que realmente esquentava. O produto me parecia duas mantas de uma flanela de boa qualidade que tinha entre elas um tecido de nylon impermeável. Nos testes de produto, o tal cobertor foi avaliado como um bom produto que realmente esquentava as pessoas, mas tinha um sério problema: o tecido impermeável fazia com que as pessoas transpirassem muito mais que o normal e em poucos dias de uso o cobertor ficava com um cheiro muito desagradável. Resultado: a pesquisa evitou que o investidor gastasse alguns milhões de dólares na construção da indústria e na compra de máquinas e matéria-prima, gastando uns poucos milhares de reais.

Sabe qual a diferença entre este investidor italiano e uma boa parcela dos empresários catarinenses? Simples: o italiano vê a pesquisa de mercado como um investimento necessário para garantir a aplicação segura do seu capital e desenvolver produtos que realmente atendam às aspirações dos consumidores.

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