11/10/2019 _Já pensou em trade marketing para o seu negócio?
Já pensou em trade marketing para o seu negócio?

Alguns autores acreditam que o trade marketing começou há uns trinta anos, porém temos encontrado indicações de que na verdade ele começou de um modo informal, logo após a revolução industrial. Claro que no começo o trade marketing não tinha planejamento algum, era praticado quase que por instinto, de um modo empírico mesmo. Provavelmente a atividade recebeu o nome de trade marketing por volta de trinta anos atrás, quando começou a formalização dos seus processos e métodos.

Mas, o que é o trade marketing? Em primeiro lugar, trata-se de uma ferramenta do marketing, como o marketing digital, o endomarketing, a publicidade, a pesquisa de mercado, o branding, etc. Esta ferramenta tem como principais funções a criação de estratégias de relacionamento e de ações mercadológicas focadas no B2B, além de dar sustentação à imagem das marcas.

Imagine o que os fabricantes teriam que fazer se não existissem os distribuidores e varejistas. Certamente teriam enormes dificuldades para levar seus produtos até os consumidores. Por outro lado, os distribuidores e varejistas não teriam mercadorias para vender se não existissem os fabricantes, em outras palavras é uma relação de dependência mútua.

Já parou para pensar que se não fossem os distribuidores e varejistas, seus produtos dificilmente chegariam aos consumidores finais?

Ainda hoje o marketing (tradicional) privilegia os consumidores em suas estratégias e campanhas publicitárias, e esta postura só não é um completo fracasso porque acabam atingindo, de uma forma indireta, os distribuidores e varejistas. Entretanto, a parceria com os canais de distribuição, não podem e não devem ficar em segundo plano, o seu negócio precisa muito destes parceiros para se manter atuante. Pense nisso.

Com toda certeza, o CRM é um dos mais importantes instrumentos do trade marketing. Também são muito importantes o merchandising, os eventos de confraternização, lançamentos de produtos e/ou marcas. Claro que para fazer um bom planejamento de trade marketing você vai precisar de muitas informações, como as disponibilizadas pelo CRM e as obtidas por pesquisas de mercado feitas junto aos distribuidores e varejistas para se conhecer suas necessidades, aspirações e sugestões. É evidente que vender mais e melhor é muito importante, mas, consolidar a imagem de suas marcas tem o mesmo peso, sendo que, a longo prazo, a marca é mais importante.

Uma das ações mais comuns do trade marketing, e que certamente você já deve ter tido uma experiência, é aquela em que se chega a um bar ou restaurante, se pede uma Heineken, e o garçom te informa que só trabalham com a Skol puro malte, por exemplo. Em muitas circunstâncias você acaba aceitando a Skol e verifica que ela não é tão ruim como acreditava. E o melhor: a Skol custa aproximadamente 30% menos que a Heineken e você acaba levando vantagem na relação custo-benefício.

Esta parceria entre a Ambev e o bar/restaurante, além de dar um impulso nas vendas, tem o benefício adicional de contribuir para melhorar a imagem da sua marca.

Na grande maioria das empresas o merchandising está subordinado a vendas, porém seria muito mais interessante se este setor estivesse diretamente ligado ao trade marketing. Explicando: o trade marketing é o setor responsável pelo planejamento e definição das estratégias de relacionamento entre a empresa e seus distribuidores/varejistas. Então o tm reúne as melhores condições para dar treinamento à equipe de merchandising sobre ações específicas (degustação/demonstração, prêmios e comissões aos vendedores do trade etc.), sobre atitudes no dia a dia e principalmente dar à equipe recursos para negociar espaços nas gondolas ou em pontos estratégicos das lojas. Ou seja, os promotores passariam de simples repositores de estoque para embaixadores do seu negócio junto aos seus clientes.

Bom, este artigo te deu uma ideia superficial do que é e como funciona o trade marketing. Se você deseja conhecê-lo ainda mais a fundo, dê uma passada aqui na Voük ou entre em contato conosco. Estamos disposto a ajudá-lo na implementação ou otimização de todo esse processo na sua marca. Combinado?

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