22/03/2017 __QUARTA PARTE - PESQUISA DE MERCADO
_QUARTA PARTE - PESQUISA DE MERCADO

CUIDADOS PARA EVITAR ERROS 

Voltando a falar dos cuidados para evitar erros na coleta de dados, neste post abordaremos os critérios de seleção dos entrevistados. Como já afirmamos anteriormente, o entrevistador não pode ter a menor influência na escolha dos entrevistados.

Com o objetivo de se evitar esta possível influência, são adotados alguns critérios que devem ser rigorosamente seguidos no campo. Quando montamos uma amostra representativa de um segmento da população, podem ser utilizados padrões como, por exemplo, no caso de “clusters” randomicamente sorteados, definimos em qual face e esquina do quarteirão o pesquisador irá iniciar a coleta e o sentido em que deverá circular quarteirão (braço direito ou esquerdo voltado para o quarteirão). Além disto, também é definida qual será a primeira casa onde ele baterá (escolha aleatória entre a primeira a segunda e a terceira unidade domiciliar).

A cada entrevista realizada o entrevistador tem que pular três casas e bater da quarta em diante até conseguir uma nova entrevista.

Para facilitar o controle de qualidade, o entrevistador é obrigado a preencher um formulário chamado arrolamento, onde ele anota os números de todas as edificações do quarteirão, definindo se é casa, comércio, igreja e etc. Anota ainda qual foi a primeira unidade domiciliar em que ele bateu se fez ou não entrevista, se não porque, se é intervalo (pulo), enfim todas as informações que garantam que os critérios foram obedecidos. O arrolamento é passado para o verificador (controle de qualidade) que comprova ou não a correção dos procedimentos. No caso de um entrevistador não obedecer aos critérios, todas as entrevistas feitas por ele serão anuladas.

Existe um grande número de métodos de coleta, para explicar todos eles o nosso post se transformaria num pesado livro, mas o exemplo acima nos dá uma ideia dos cuidados tomados para se evitar erros na coleta de dados.

No próximo post vamos abordar um pouquinho de técnicas e métodos de amostragem.

Por J. M. Macedo,
Diretor de Planejamento e Pesquisa de Mercado

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