08/07/2020 _6 TÉCNICAS DE COPYWRITING PARA AUMENTAR A CONVERSÃO
6 TÉCNICAS DE COPYWRITING PARA AUMENTAR A CONVERSÃO

As estratégias de copywriting tem como objetivo persuadir e converter usuários e leitores oferecendo conteúdo relevante. Mas como fazer isso? Separamos algumas técnicas para te ajudar a escrever textos que encantam e fazem seus leitores seguirem todas as ações indicadas.

Primeiro, o que é copywriting?

O copywriting é uma forma de produção de conteúdo que busca convencer o leitor a realizar uma ação específica. O copywriter vai escrever de forma persuasiva com o objetivo de gerar conversões. Para facilitar, você pode pensar no copywriting como um grande CTA.

#1 Título e ritmo de leitura

Vamos começar com uma das regras mais importantes do copywriting. No título, o ideal é usar frases curtas, que despertem curiosidade. Fazer perguntas ou usar números e oferecer benefícios é sempre de grande ajuda. Não é a toa que você está aqui, não é?

Para escrever títulos atrativos, uma coisa que funciona muito bem é a fórmula do título clássico: número + adjetivo + palavra-chave + benefício. Exemplo: 10 melhores maneiras de criar títulos atrativos.

Beleza, o usuário gostou do seu título e clicou. Agora, o objetivo é fazer com que ele de fato leia o conteúdo oferecido. Um texto com subtítulos facilita ao leitor ver que tipo de conteúdo ele vai encontrar antes mesmo de ler e isso tem um grande peso na decisão de abandonar a página ou não.

Muitos leitores tem preguiça de ler textos muito longos, então para dar um “respiro” na leitura, evite escrever parágrafos com mais de 5 ou 6 linhas. Aqui os subtítulos também ajudam a não tornar o texto maçante, procure usar no mínimo um subtítulo a cada 5 parágrafos.

#2 Problema, sal na ferida e solução

Essa dica é bem simples e funciona tão bem que é usada há décadas no mundo do copywriting.

Apresente um problema, o seu leitor vai ter pelo menos um. Jogue sal na ferida, cutuque a dor do leitor. Ofereça uma solução, o seu produto ou serviço.

Exemplo: você precisa anunciar no Google Ads, mas não tem nem ideia de como funciona? Entre em contato com a Voük.

#3 Ofereça algo de valor

Não adianta usar todas as técnicas de copywriting do mundo se você não oferecer algo de valor ao seu leitor. Seja o que estiver oferecendo, dê foco em mostrar os benefícios, não apenas as características.

Se você estiver oferecendo um serviço, por exemplo, mostre como ele pode ajudar, apresente as vantagens e indique resultados que podem ser alcançados. Nesse momento, é interessante usar provas e evidências, como depoimentos de clientes, cases de sucesso e dados de resultado.

Um bom copywriting convence a emoção e a razão. Dessa forma você convence a emoção, oferecendo o mundo ideal dos benefícios e vantagens, e a razão, mostrando provas de que seu serviço realmente funciona.

#4 Evite termos complexos

Ao usar palavras muito complexas, rebuscadas ou técnicas, o leitor pode sentir algum desconforto, como se o texto não tivesse sido escrito para ele. Por isso, tente sempre deixar a linguagem o mais simples possível.

Quando o uso de termos complexos for inevitável, procure contextualizar e dar exemplos do significado para garantir a compreensão e satisfação do leitor.

#5 Defina personas

Saber qual é seu público-alvo é indispensável na hora de montar sua estratégia de copywriting. Até porque, não tem como oferecer valor se você não sabe o que isso significa para seu público.

Procure entender quais são as demandas, problemas e preocupações dos seus clientes. Essas informações vão te ajudar a entender e definir personas que você pode atender.

Com isso, você ainda tem mais facilidade para definir o tom de voz que vai utilizar. Com base nos comportamentos e interesses da sua persona você consegue definir se: 

  • sua linguagem vai ser mais profissional ou casual;
  • seu tom vai ser alegre, confiante ou sério;
  • o propósito do seu conteúdo é instruir ou informar, além de converter.

Ah, definir a persona também ajuda a escolher quais os melhores canais de marketing para atuar.

#6 Storytelling

Por último mas não menos importante, a capacidade de contar uma boa história faz toda a diferença. As histórias nos envolvem e cativam, desde a infância. 

Contando uma história, você pode apresentar o problema e mostrar que existem soluções pensadas exatamente para essa situação. Contar uma história de sucesso é uma das formas mais fáceis e poderosas de conquistar um leitor.

E, aí? Curtiu conhecer um pouco sobre o incrível mundo do copywriting? 

Já que você está aqui, confira os outros conteúdos disponíveis no nosso blog. E fique ligado nas nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades.

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