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20 Ferramentas do Google que podem ajudar o seu negócio

Marketing Digital

15.09.2017 - 08:00:00 | 16 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
20 Ferramentas do Google que podem ajudar o seu negócio

O Google surgiu no cenário digital como um eficiente mecanismo de busca. Com as inovações tecnológicas, ampliou e aprimorou tarefas que atualmente estão presentes em muitas (muitas mesmo) das atividades que realizamos diariamente. As ferramentas do Google tem muitas funções: simples, como salvar arquivos na nuvem (Google Drive) ou complexas, que atualmente norteiam as atividades de profissionais de mídia digital. 

Mas, o que de fato elas fazem e como podem ajudar os profissionais de marketing a alavancar resultados no meio digital? Descubra agora os detalhes principais de 20 ferramentas que selecionamos para você: 



1 – Google Alerts

Como o próprio nome sugere, essa ferramenta cria alertas para o tema que o usuário escolher. Por exemplo, se você selecionar o termo “Coca Cola” sempre que alguma notícia, posts em blogs ou outros tipos de conteúdo forem publicados na internet você receberá um e-mail notificando. No marketing, pode auxiliar a ficar de olho no que estão falando da sua marca, nos concorrentes, a ter insights de conteúdos para as mídias sociais, ideias e referências para posts, etc. Saiba mais


2 – Google Drive

Este serviço do Google permite o armazenamento de arquivos na nuvem e possui aplicativos para sincronização com vários dispositivos. Você pode criar pastas e os arquivos armazenados podem ser compartilhados com seus amigos e colaboradores (se tiverem uma conta no Google), sendo possível configurar quem pode acessar os seus arquivos, visualizar ou editar e comentar. A versão gratuita oferece 15GB, porém, é possível aumentar o espaço com uma conta paga. Saiba mais



3 - Think with Google

Armazene cases fantásticos e ideias de negócio para você se inspirar. Proporciona acesso às mais recentes pesquisas e novidades relacionadas ao marketing digital. Além disso, publica entrevistas com empreendedores e experts em comunicação e publicidade on-line. Foi criado pensando em contribuir para o momento de planejamento e criação de projetos dos profissionais de marketing e empreendedores. Saiba mais



04 – G Suite

Esta ferramenta já foi chamada de Google Apps for Business, de Google Apps for Work e agora atende por G Suite. Chique não? Este é um conjunto de aplicativos inteligentes do Google Cloud para empresas, oferecendo as versões empresariais do Gmail, Google Drive, Documentos e Agenda. É isso aí: é um pacotão com os serviços mais usados e que auxiliam empresas pelo mundo todo. As ferramentas são fáceis de usar, mas se você tiver dúvidas, e não precisa se preocupar: o Google oferece um treinamento completo e detalhado e ainda é possível testar gratuitamente as funcionalidades por 14 dias. Saiba mais


05 – Primer

Aprenda marketing digital de maneira fácil e rápida por meio de lições interativas que podem ser feitas em qualquer lugar, e o melhor: funciona sem internet (leia-se não consome dados). Você pode colocar em prática o que aprendeu com as tarefas personalizadas que ficam salvas direto no aplicativo. O app está disponível em 4 idiomas: Português, Espanhol, Hindi, Inglês. 

Baixe no Google Play 

Baixe no Itunes




06 – Google Trends

Como profissional de marketing e/ou empreendedor você adora (e precisa) descobrir tendências, não é mesmo? Por isso, o Google Trends informa os termos mais buscados na rede por um período de tempo e localização geográfica, informações que são valiosas para planejar uma campanha de anúncios digitais. Esta é uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas para quem está iniciando a produzir conteúdo para a web, pois é possível identificar quais assuntos estão em alta e qual é o interesse que se mantém em alta com o passar do tempo. Saiba mais



07 -  Consume Barometer

Esta ferramenta pode te ajudar a entender como as pessoas utilizam a internet no mundo todo e a criar gráficos com as suas próprias análises personalizadas. Isto é simplesmente o paraíso para quem analisa tendências e comportamento

Segundo o Google, os dados do Consume Barometer são extraídos de duas fontes - o questionário do Banco Central do Consumidor, focado na população on-line adulta e no Estudo do Consumidor Conectado, que procura enumerar a população total adulta e é usado para pesar os resultados. Neste link  é possível conferir a metodologia completa e inclusive os questionários aplicados. Saiba mais


08 – Key Word Planner

Escolher as palavras-chave é essencial para que os anúncios tenham um bom desempenho e você atinja seus objetivos. Por isso, a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google auxilia os anunciantes a criarem novas campanhas  de Links Patrocinados e otimizarem as campanhas já existentes. Para utilizá-la é necessário ter uma conta no Google Adwords (que falaremos mais adiante), ambas as ferramentas possuem o cadastro gratuito. Saiba mais



09 - Google Adwords

Aqui você cria os anúncios dos seus produtos para serem facilmente encontrados no Google. Você paga somente se os clientes clicarem no link que levará ao seu site ou ligarem para sua empresa. É neste espaço também que são criados os Links Patrocinados, podendo escolher entre vários formatos conforme estratégia de vendas: anúncios de texto, anúncios gráficos, anúncios em vídeo ou anúncios de aplicativos para promover o seu negócio localmente, de acordo com uma segmentação, ou em qualquer lugar do mundo. Os tipos de campanhas são: Redes de Pesquisa, Redes de Display e Redes do YoutubeSaiba mais



10 -  Google Resizer

Trata-se de um visualizador interativo que ajuda os designers e desenvolvedores a testar pontos de interrupção de design de materiais em desktops, dispositivos móveis e tablets. Ou seja, permite aos profissionais que criam para a web testar como os seus produtos digitais respondem a diferentes tamanhos de tela. Praticamente uma ajudinha divina! Saiba mais



11 – Google Shortener

É a ferramenta do Google para encurtar links. Além da redução de tamanho do endereço da URL, faz a contagem de cliques e criação de estatísticas para o link facilitando a abertura por dispositivos móveis. Saiba mais



12 – Google Tag Manager

Carinhosamente conhecido como GTM, é o gerenciador de tags do Google. Oferece a capacidade de criar e atualizar as tags do seu website e aplicativos para dispositivos móveis quando desejar, de forma rápida e segura. No dia a dia do profissional de marketing digital é preciso fazer muitos testes e instalar códigos no site com a ajuda de um desenvolvedor. Com essa ferramenta, a instalação pode ser feita somente uma vez, isso já permite instalar diversos serviços sem precisar mexer novamente no código. Não é o máximo o Google sempre facilitando a nossa vida? Saiba mais



13 -  Google Analytics

Seu site está sendo bem acessado? Estas e outras perguntas você pode obter por meio desta ferramenta para monitorar a audiência de um site, blog, portal, loja virtual, entre outros. Através da instalação de um código de acompanhamento, você pode saber não só a quantidade de visitas em cada página do seu site, mas também analisar de forma detalhada o comportamento do usuário em cada uma das páginas e campanhas de marketing para tomar decisões mais assertivas relacionadas a estratégias digitais. Saiba mais



14 - Formulários do Google

Permitem que você crie perguntas personalizadas, elabore pesquisas em formato de questionário e depois analise os resultados da coleta. Você pode trabalhar com sua equipe, adicionando-os para criar, editar ou visualizar os documentos e configurações. As respostas às pesquisas são coletadas de forma organizada e automática, com informações e gráficos em tempo real. Além disso, é possível visualizar os dados coletados diretamente nas Planilhas do Google e trabalhar com essas informações. Saiba mais



15 - Page Speed Insight 

No marketing digital, saber se a sua página tem um bom desempenho é fundamental. O Page Speed Insight é só uma das inúmeras ferramentas do Google para desenvolvedores e pode te ajudar nessa tarefa. Ela busca a URL duas vezes, mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores. A pontuação que oferece varia de 0 a 100 pontos e logicamente, quanto maior a sua pontuação, melhor o desempenho da sua página. De acordo com o Google, como o desempenho de uma conexão de rede varia consideravelmente, o PageSpeed Insights só considera os aspectos de desempenho da página independentes da rede: a configuração do servidor, a estrutura HTML de uma página e seu uso de recursos externos, tais como imagens, JavaScript e CSS. Saiba mais



16 – URL Builder

Através das URLs rastreáveis é possível criar parâmetros para acompanhar o desempenho de uma URL específica, compreender quais as fontes de tráfego estão gerando mais visitantes. Quando um link for acessado pelo usuário, as informações serão encaminhadas diretamente para a conta do Google Analytics associada, permitindo o acompanhamento das campanhas de marketing digital e através da interpretação das informações disponíveis e os dados do link.

 Crie a sua URL Rastreável 


17 - Google Design

Como o nome sugere, essa ferramenta foi criada para dar uma forcinha aos nossos amigos designers. De acordo com o Google, é um esforço de cooperação liderado por um grupo de designers, escritores e desenvolvedores. Eles criam conteúdo e produzem eventos que mostram o trabalho de design do Google promovendo a inovação na área. Saiba mais


18 - Google Meu Negócio (e Website Builder)

Conhecido originalmente como Google My Business, é destinado a negócios locais ou negócios online. As pessoas podem encontrar facilmente informações sobre a sua empresa quando pesquisarem no Google ou no Google Maps. Lembra do Google Places e Google + para empresas? O Google decidiu juntar essas e outras funcionalidades com foco empresarial. Trata-se de um conjunto de ferramentas e funcionalidades gratuitas, com o objetivo principal de facilitar a divulgação de seu negócio e possibilitar que você consiga aumentar o alcance e interação com seu público-alvo. Por isso, dentro do Google Meu Negócio, agora há uma supernovidade. Pequenas empresas podem criar fácil e gratuitamente um site empresarial. Não é maravilhoso? Saiba mais



19 – Google Cloud Plataform

Esta, que tornou-se uma das plataformas queridinhas de desenvolvedores e administradores de nuvem, inclui desde o armazenamento até o desenvolvimento de aplicativos, trazendo inúmeros benefícios para as empresas, como: 

Confira todas as soluções dessa ferramenta do Google no link.


20 – Google Merchant Center

É ideal para empresas de varejo que desejam anunciar os seus produtos na web pois estarão na vitrine do buscador mais utilizado do mundo. Ela ajuda a enviar os dados da loja e dos seus produtos para o buscador, além de disponibilizá-los no Google Shopping e em outros serviços do Google. 

É vantagem para os compradores, que encontram os produtos de maneira fácil e rápida, e para os vendedores, que atraem mais clientes potenciais, mantendo as informações dos produtos sempre atualizadas. Atenção para os  países que você deseja fazer negócio: essa funcionalidade está disponível em apenas 22 países. Saiba mais.


Google World!

Uau! O maravilhoso mundo do Google traz muitas facilidades para empreendedores, profissionais de mídia digital, designers e demais profissionais do mundo virtual. 

E se quiser saber mais sobre o Google e tantas outras ferramentas que ele oferece, clique aqui. 




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