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5 DICAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Planejamento

13.07.2021 - 08:00:00 | 4 minutos de leitura

Autor - Caio
5 DICAS PARA PEQUENAS EMPRESAS

Que o empreendedorismo vem acompanhado de muitos desafios, é indiscutível. Principalmente quando é o seu primeiro negócio e você ainda está aprendendo o que funciona e o que não. E para muitos, fazer uma boa comunicação é o maior desses desafios. Pensando nisso, decidimos trazer algumas dicas práticas e realistas para aplicar na comunicação do seu negócio. Continue lendo!

#1 Segure a emoção

A gente sabe que com as facilidades da internet, dá vontade de fazer tudo por conta própria. Podemos aprender técnicas de marketing digital, aprender a criar estratégias e campanhas de vendas, entre outras tantas coisas que fazem brilhar os olhos. Mas segure a emoção, pare e pense sobre as suas reais capacidades.

Principalmente para quem acabou de abrir um negócio, é indispensável deixar o básico nas mãos de quem sabe o que está fazendo, como a criação de logo, identidade visual e, de preferência, a definição de tom de voz e linguagem da comunicação.

#2 Defina um budget

O budget, ou orçamento, é um valor disponibilizado para a realização de determinadas ações. Isso vale para qualquer área do seu negócio. E é muito importante ter um budget destinado exclusivamente para a comunicação.

Quando não existe a necessidade de grandes investimentos em comunicação, é comum entender que não irá existir gasto nessa área. E é aí que entra a importância do budget. 

Pequenos gastos, como a impressão de uma nova leva de cartões de visitas, um post patrocinado nas redes sociais, entre outros, podem se acumular e virando uma grande despesa não mapeada para a sua empresa. 

#3 Pergunte sempre: faz sentido?

Antes de investir em uma super campanha, ferramenta ou serviço, é necessário avaliar se tudo isso faz sentido de acordo com o seu produto, o porte da empresa e o budget, é claro.

Ter um budget infinito seria muito legal, mas sabemos que não é a realidade de uma pequena empresa.

Por isso, avalie todos os fatores, busque realizar uma projeção de resultados a serem alcançados com a sua estratégia ou campanha.

IMPORTANTE: não estamos dizendo para deixar de investir em comunicação, muito pelo contrário. A questão é preservar a sua empresa e evitar investimentos que não darão o retorno esperado.

#4 Redes sociais

Ter redes sociais não é mais um diferencial, é essencial. Por isso, busque ter todas as informações importantes sobre a sua empresa, como endereço, contato, horários de atendimento descritos de forma clara nas redes sociais da sua empresa.

Além disso, mantenha uma boa regularidade de publicações para não perder engajamento ou passar a impressão de que a empresa anda meio parada. 

Evite falar apenas do seu produto e lembre-se que emoção vende. Falar sobre a história e os desafios da empresa ajuda a conquistar o coração dos seus clientes. E criar publicações com dicas pertinentes ao mercado também podem ajudar a conquistar um bom engajamento.

#5 Ouça o seu cliente

Não existe comunicação que dê resultado sem um bom atendimento. E atendimento não é apenas vender o seu produto. É ouvir o cliente, entender o que o cliente busca, conhecer suas dores e oferecer uma solução, não um produto.

E um bom atendimento pode mostrar oportunidades para novos produtos, assim como te ajudar a perceber o que está faltando ou sobrando no mercado. Ou seja, seu cliente pode ser o melhor amigo do seu negócio.

E às vezes, perder uma venda pode te garantir um cliente muito fiel. Ao entender as necessidades reais do consumidor, você percebe que o seu produto nem sempre é a solução. E nesses casos, a sinceridade é a melhor forma de reter um cliente, mesmo sem realizar a venda naquele momento.


Aqui vai uma dica bônus: nunca esqueça que você está falando com pessoas. Use o respeito e empatia como linha de base para a comunicação da sua empresa.


Essas foram as nossas dicas para ajudar quem tem uma empresa pequena, ou quem está abrindo um negócio, lidarem melhor com a comunicação. Não precisa ser um bicho de sete cabeças, mas também é necessário manter os pés no chão e pensar se tudo o que você gostaria de fazer vai trazer resultados de verdade.

Quer mais conteúdos como esse? Continue ligado nas nossas redes sociais, avisamos por lá sempre que sai algo novo aqui no blog. E se você precisa de ajuda com a comunicação da sua empresa, vamos conversar! Entre em contato pelo whats (47) 3028-8445.

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