A importância das cores para a publicidade
05.09.2017 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura
A cor de uma embalagem define seu sucesso?
No começo da década de 60, fui contratado por uma grande agência de publicidade de São Paulo para fazer uma pesquisa mercadológica, um tipo de teste cego. A Esso pretendia lançar uma nova versão do inseticida Flit, que segundo os testes de laboratório, era muito mais eficiente. Na pesquisa, colocaram o produto feito com a antiga fórmula em latas amarelas e o feito com a nova fórmula em latas brancas, ambas sem identificação. Para surpresa da fabricante, a antiga fórmula ganhou a preferência dos entrevistados. Então, os pesquisadores solicitaram ao cliente inverter as cores das latas. O resultado? Novamente a fórmula da lata amarela foi a preferida. Porém, quando embalaram os produtos de ambas fórmulas em latas brancas, o produto feito com a nova fórmula foi tido como mais eficiente. Este case representa com clareza a importância das cores no marketing e no dia a dia dos consumidores.
# A importância das cores na publicidade
As cores não dependem só da luz e do ambiente, mas também da nossa percepção. Quem disse isso foi Johann Wolfgang von Goethe, autor da Teoria das Cores (1810). Ele foi o preceptor de muitos outros estudos relacionando as cores a seus significados. A seguir, estão alguns casos que mostram como acontece esta relação.
COR |
Significado geral |
Na publicidade |
Branco |
Paz, fé e pureza |
Honestidade, benevolência, graça |
Preto |
Melancolia, tristeza, dor e luto |
Elegância, sofisticação, proteção, inteligência, astúcia e força |
Rosa |
Afeto, poder relaxante e poder motivacional |
Sedução, felicidade, amor, doçura e ternura |
Marrom |
Energia positiva, solidez e segurança |
Paciência, solidez e confiabilidade |
Roxo |
Desperta a criatividade, pode gerar melancolia, reduz a ansiedade e o medo. |
Respeito, intuição, paz e consciência |
Azul |
Paciência, bondade e serenidade. |
Compaixão, imaginação e calma |
Verde |
Fertilidade, esperança, hipnótico e sedativo |
Natureza, prosperidade e harmonia |
Amarelo
|
Motiva, alegra, desperta a criatividade e elimina o cansaço |
Fidelidade, foco, comunicação e otimismo |
Laranja |
Juventude, alegria, calor, otimismo e aumenta a confiança |
Na propaganda: Fascinação, interação e exuberância |
Vermelho |
Sensualidade, paixão, erotismo, vitalidade, perigo, podendo gerar reações agressivas |
Coragem, força, fartura e fama |
Círculo de harmonização das cores - Fonte: Google Imagens
Portanto, quando sua agência indica uma cor ou uma combinação de cores, ela precisa ser bonita mas também desempenhar sua função de atrair o consumidor, destacar seu negócio, facilitar a aceitação de seu produto ou serviço num determinado mercado. As cores são lindas, mas, a análise de sua aplicação e o planejamento são muito mais importantes que sua beleza.
Se você quer continuar este papo, entre em contato pelo completa@vouk.com.br. Até mais!
Por JM Macedo
Diretor de Pesquisa da Voük Comunicação