Brand Experience: fortaleça a relação da marca com seus clientes
14.10.2020 - 08:00:00 | 4 minutos de leitura
A busca dos consumidores por experiências marcantes cresce cada vez mais. Por isso, entender o que é e como aplicar o brand experience nunca foi tão relevante para as marcas. Com atenção a alguns detalhes, podemos gerar sensações e sentimentos que fazem com que o cliente nunca esqueça da nossa marca. Continue lendo e entenda mais sobre o conceito de Brand Experience.
Brand experience
O brand experience é um conceito estratégico utilizado por marcas de diversos setores para gerar valor na experiência de interação entre elas e os consumidores. São exploradas diferentes áreas de percepção, buscando que os clientes tenham experiências marcantes, memoráveis e satisfatórias.
Você já reparou que sua loja preferida tem um cheiro muito característico? Isso faz parte de uma estratégia de brand experience. É apenas um detalhe, mas é extremamente marcante e faz com que o consumidor reconheça e lembre da marca sempre que sentir um cheiro semelhante.
No brand experience é importante ficar atento aos momentos de contato e interação com o consumidor. Seja presencial ou online, você pode criar estratégias para que o cliente tenha uma experiência incrível. E podem ser detalhes simples como:
- disponibilizar um ambiente agradável e confortável;
- reproduzir uma playlist com músicas que combinam com a marca;
- oferecer petiscos e bebidas na loja;
- utilizar o tom de voz de marca aplicado em um atendimento telefônico ou em um email;
- garantir um atendimento eficaz, didático e simpático.
Detalhes como esses ajudam a construir uma experiência satisfatória para o consumidor. Assim, sua percepção sempre estará associada aos momentos positivos que viveu em contato com a marca.
Oferecer conveniências e facilidades, como um e-commerce que permite a retirada do produto em loja física, também podem fazer parte da estratégia de brand experience.
Pilares do conceito
Independente do mercado de atuação da marca, sempre existe um jeito de implementar o brand experience. Mas para saber qual a melhor forma de aplicar o conceito, é importante conhecer os pilares essenciais para a construção da estratégia.
Think: as marcas devem sempre destacar seus propósitos centrais. Ou seja, em qualquer contato que o consumidor tiver com a marca, o propósito deve ficar claro e fácil de entender.
Sense: responsável por experiências mais imersivas, que podem gerar percepções pelos sentidos humanos. Como um cheiro, som ou padrão estético da marca, que seja inconfundível para o consumidor.
Feel: gerar experiências com impacto emocional, que engajam o consumidor a partir de seus sentimentos. Lembrando que a ideia é sempre de buscar uma abordagem positiva.
Do: a marca deve estar disposta a solucionar problemas e agir de forma proativa, buscando oferecer a melhor experiência ao consumidor.
Connect: incluir o consumidor na rotina e atividades da marca. Os consumidores esperam mais do que relações comerciais, eles desejam participar da marca e interagir. O objetivo é garantir a proximidade da marca com seus consumidores.
Vantagens de aplicar o brand experience
As marcas que decidem aplicar o brand experience conseguem resultados concretos por meio de experiências marcantes, tanto no ambiente físico quanto digital. Utilizar os pilares citados acima traz ganhos estratégicos decisivos.
Um desses ganhos é a fidelização. Fidelizar clientes é mais difícil que conquistar novos. Mas proporcionando momentos inesquecíveis, os clientes passam a enxergar valor na marca e podem se tornar consumidores fiéis.
Gerar valor é um dos maiores desafios da marca, mas com uma boa estratégia de brand experience fica mais fácil alcançar reconhecimento. Essa é uma consequência de investir em detalhes que despertam sentimentos e geram associações positivas aos clientes.
Brand awareness também é um resultado da aplicação do conceito. Bons resultados de brand awareness significam que um grande percentual do público-alvo conhece a marca e suas principais características.
Gerar percepções positivas e experiências cada vez mais agradáveis ajudam na proximidade com o público. Com o brand experience a marca consegue criar uma relação mais próxima e acessível com seus clientes, por meio do desenvolvimento de boas experiências.
Com um mercado cada vez mais competitivo e consumidores mais exigentes, as marcas que conseguem oferecer experiências memoráveis e relevantes ao seu público acabam tendo maior destaque. Com o brand experience, sua marca pode alcançar esse destaque e ainda mostrar ao público os esforços da marca para conquistar cada um de seus clientes.
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