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Como o Marketing de Influência aproxima as pessoas do seu negócio

Marketing Digital

18.10.2023 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
Como o Marketing de Influência aproxima as pessoas do seu negócio

Entenda a estratégia que acompanha ascensão do ‘creator econnomy’



De cinco anos pra cá, o marketing de influência teve um crescimento de 8 para 21 bilhões em investimento, de acordo com a plataforma Influencer Marketing Hub. E claro, o Brasil acompanha esse crescimento em conexão: em 2021, o País chegou à marca de 150 milhões (81%) de pessoas com acesso à internet. 


E ainda: o Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo. São 131.506 milhões de contas ativas e 356 bilhões de minutos consumidos nas redes em 2022. Ou seja: o brasileiro é vidrado nas redes sociais e, consequentemente, na influência digital.


Essa ascensão da creator economy e das mídias sociais, desde o início da pandemia até agora, está transformando o mercado de comunicação. Além de assumir protagonismo nas estratégias das marcas, a economia impulsionada pelos influencers atinge novas formas de engajamento com o público. 


As marcas que percebem essa mudança afirmam que 84,4% das organizações devem investir nessa categoria de criação de conteúdo, afinal: “a postagem de um creator, artista ou personalidade desencadeia uma imensidão de novos olhares para a marca (...) trazendo proximidade com os consumidores que estavam fora do circuito tradicional da propaganda”, afirma Marta Carvalho, da FCB Brasil para o portal meio&mensagem.

Mas precisa fazer funcionar!


Não adianta contratar o hype do momento e não aplicar técnicas que façam sentido para a sua marca ou para a mensagem que você quer transmitir. Confira abaixo algumas cases e falaremos sobre o motivo delas terem dado certo.


CASES DE SUCESSO 

publi X creators


EBAC e Matando Matheus a Grito

Uma case de sucesso em parceria com criadores de conteúdo é o canal de entretenimento do Youtube chamado Matando Matheus a Grito com a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia).

A instituição de ensino oferece cursos online, além de programas de pós-graduação e especialização, e fez uma parceria com o canal que tem como público jovens adultos, estudantes e pessoas que se engajam nas redes sociais. Mas antes de fechar negócio, eles foram além das métricas, como quantidade de seguidores, por exemplo. Faça as seguintes perguntas: 

O influenciador já se envolveu em alguma polêmica? O que ele costuma divulgar? Como ele se comunica com o público? Ele produz conteúdo criativo ou, de modo geral, combina com a empresa?


Esse histórico é essencial para a empresa atrelar a sua imagem a do influenciador. A EBAC tem o objetivo de divulgar cursos criativos, tecnologia, marketing, audiovisual e negócios – e ao criar uma relação de marketing com o canal de notoriedade entre os jovens, as chances de venda entre o público do influenciador são grandes.


OI Fibra Ótica e Whindersson Nunes

Quem estampa a campanha de fibra óptica da Oi é Whindersson Nunes, para apresentar a nova comunicação, criada pelo Oi Hubble. O projeto foi mais uma das ações de comunicação da Oi que se baseiam em Bora Bora, um universo proprietário paradisíaco, onde todos podem encontrar sua melhor versão por meio do acesso à melhor conexão via fibra.


Com peças estreladas por Whindersson, a Oi, de forma bem-humorada, busca mostrar por que as pessoas estão indo para Bora Bora, onde “não tem tempo ruim ou dor de cabeça para quem navega com Oi Fibra”. Além do bom humor, Whindersson também é uma figura digital reconhecida pelo público da categoria A na curva ABC – forma de classificação de estratégias com mais assertividade. Por isso, mais que um bom posicionamento digital, Whindersson é uma figura de identificação para o público-alvo.


Essa comunicação faz parte da uma estratégia bem posicionada em relação aos conteúdos do próprio creator, com um roteiro que faz referência a dor das pessoas com a conexão – Whindersson recebe os moradores “arrependidos” da “Fibrafakelandia” e de “São Lento do Choveu Caiu”. A curiosidade que as propagandas provocam nos anúncios de Youtube estrelados pelo humorista geram mais cliques e evitam o “pular anúncio”, lucrando bem mais.
Ficou curioso para ouvir o hit? Clica aqui!


Valdir Móveis e Hillary Correa

Setembro é o mês ideal para criar campanhas focadas em datas comemorativas importantes para o varejo, como o Dia do Cliente. Pensando em uma estratégia que fizesse sentido para a loja de eletrodomésticos da região norte Catarinense Valdir Móveis, a equipe da Voük criou a campanha Mês do Cliente em parceria com uma criadora de conteúdo de Joinville, local sede da rede, como a paródia musical da música sertaneja Não, Não Vou (Passa Lá Em Casa), da cantora Mari Fernandez. Em uma jogada de marketing que juntou a influencer – que também é cantora –, com as promoções exclusivas do Mês do Cliente, valorizando o público-alvo e criando a expectativa, além das repetições para fixar na cabeça do cliente o jingle e as ofertas. 


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