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Como se comunicar em publicitarês?

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25.05.2018 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Caio
Como se comunicar em publicitarês?

O mercado publicitário adora utilizar termos diferentões para se comunicar. É preciso mesmo um dicionário para identificar os principais termos (que geralmente são escritos em inglês). Confira a seguir algumas das principais expressões que fazem parte do dia a dia deste universo criativo e recompensador. 

Recall 

Esta expressão refere-se a uma lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária. É utilizada como índice de eficácia de uma ação. Pode também ser uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante.

Brainstorming

O brainstorming - ou tempestade de ideias - é o momento em que todos param para pensar e trocar ideias sobre alguma ação publicitária. Ela não tem regras: vale tudo, só não vale censurar qualquer tipo de palpite criativo. 

Budget 

É o orçamento que o anunciante tem para investir ou que o profissional de mídia determinou para um canal específico para integrar a campanha publicitária. 

Merchandising 

É a inserção de propaganda dentro de contexto editorial em diversos meios de comunicação para minimizar seu teor comercial.   

Brand/ branding

A primeira palavra significa marca e a segunda, gestão da marca. Então, um trabalho de branding pode visar o posicionamento, reposicionamento ou presença de uma marca específica no mercado.

Teaser 

Mensagem curta que é geralmente usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre um lançamento de um produto/serviço ou estratégia.

Briefing

Fazer um briefing significa levantar todas as informações necessárias para quem vai desenvolver uma determinada campanha ou ação pontual: desde quem é o público-alvo, detalhes sobre a marca, histórico da empresa, até mesmo quais são as cores que devem ou não ser utilizadas. Geralmente compete ao atendimento da agência desenvolver essa função. Importante: o sucesso de um qualquer atividade publicitária depende muito de um briefing bem feito. 

Case

Já ouviu a expressão case de sucesso? Um case é uma história marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.  

Deadline

É o prazo final para a entrega de uma campanha ou de algum produto desenvolvido.

Jingle 

Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários.

Target

Essa expressão é utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing, campanha ou peça de comunicação.

Aqui apresentamos apenas algumas expressões que fazem parte do gramatiquês, mas acredite: são muitas, mas muitas palavras que traduzem importantes ações deste universo. Aqui na Voük nós te apresentamos estas expressões, a traduzimos e convertemos em resultados! Venha conversar com nossa equipe. Entre em contato pelo e-mail completa@vouk.com.br. 


Photo by Clem Onojeghuo on Unsplash



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