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Conheça as tendências para o mercado de comunicação em 2024

Spoiler: vai ter inteligência artificial, sim!

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21.02.2024 - 09:49:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
Conheça as tendências para o mercado de comunicação em 2024

2024 já chegou! E veio rápido, na velocidade 2x, tanto que já estamos em fevereiro. Apesar do trocadilho bobo, é verdade: com a chegada de um novo ano, as mudanças dentro do mercado de comunicação também chegam em ritmo acelerado. E se sua empresa não quer ficar pra trás, é essencial saber das tendências (ou deixar que alguém, como a Voük, cuide disso por você). 


Por aqui, já estávamos de olho em 2024 bem antes dele chegar. Os planos e os estudos de mercado iniciaram cedo e separamos alguns pontos importantes para considerar sobre o mercado de comunicação e publicidade em 2024. Spoiler: vai ter I.A, sim! 


1: Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) juntas 


As tecnologias de RA e RV seguem em alta em 2024, transformando as experiências dos usuários mais imersivas e interativas. De acordo com um estudo da MarketsandMarkets, o mercado de realidade aumentada e realidade virtual deve crescer para US$73 bilhões até o final deste ano – um sinal desse imenso potencial de estratégias. 


2: Os vídeo estão com tudo


Com os vídeos curtos ganhando popularidade, as pessoas voltaram a consumir muito mais esse formato. E elaborar vídeos nas estratégias de marketing não é só uma tendência, e sim uma necessidade. Plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts têm revolucionado a forma como o conteúdo é consumido, oferecendo formatos dinâmicos, rápidos e eficazes, ideias para os novos hábitos de consumo. 


– Mas porquê vídeos curtos? 

Atenção limitada: vídeos curtos, geralmente com duração de menos de um minuto, são ideais para capturar e manter a atenção do público em um ambiente saturado de informações.

Maior engajamento: o formato ágil e a capacidade de transmitir mensagens de forma rápida e certeira os tornam mais compartilháveis e atraentes para o público.

Adaptação às plataformas sociais: as redes sociais favorecem esse formato, especialmente os curtos, devido à sua alta taxa de engajamento e captura de usuários na plataforma por mais tempo.


3. Sustentabilidade e responsabilidade social


O ESG (Environmental, Social and Governance) continua firme nas tendências de Comunicação em 2024. Com os eventos climáticos e conflitos de responsabilidade social, empresas e marcas precisam transparecer e se posicionar com responsabilidade socioambiental.


4: Vai ter Inteligência Artificial em 2024 


Um relatório da Salesforce revela que 84% dos profissionais de marketing que usam IA viram eficiência aprimorada e engajamento do cliente melhorado em 2023. A Gartner prevê que até 2025, 85% das interações com clientes serão gerenciadas sem agentes humanos, destacando o “rápido avanço da IA e seu papel crucial no marketing digital nos próximos anos”. Você concorda? Conta pra gente!


Não sabe o que fazer com ISSO TUDO de informação? 


Joga pro pai! A Voük é uma agência completa de propaganda e marketing, com soluções on e off, para garantir que todas as formas de diálogos e conteúdos da sua empresa estejam alinhadas, seguindo as tendências e reforçando a identidade e os valores da história da sua marca. 


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