As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e continuar
 
 

DIA DAS MÃES AO LONGO DA HISTÓRIA

Publicidade

23.05.2023 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
DIA DAS MÃES AO LONGO DA HISTÓRIA

Todo mundo sabe que se tem alguém que merece ser homenageado são as mães. Mas o Dia das Mães nem sempre foi celebrado, muito menos da forma como celebramos hoje. Continue lendo e entenda a história desta data.

Da antiguidade…

Ao longo do tempo, as figuras maternas foram celebradas de diferentes formas, por diferentes povos.

Na Grécia Antiga, por exemplo, a primavera era celebrada com festivais em honra às divindades maternas, como Rhea, a mãe dos deuses. Os gregos realizavam rituais e ofereciam presentes em agradecimento às mães e deusas da fertilidade.

Já em Roma, o festival chamado Hilaria era celebrado em março. Além de homenagear as mães, durante a festividade havia procissões, jogos e banquetes em homenagem à deusa Cibele, mãe dos deuses romanos.

Depois, com a disseminação do cristianismo, o Dia das Mães passou a estar associado à celebração da Virgem Maria, mãe de Jesus. No Reino Unido, durante o século XVII, era celebrado o "Domingo das Mães", em que as pessoas frequentavam a igreja para homenagear as mães.

A origem do Dia das Mães moderno é atribuída à estadunidense Anna Jarvis, que em 1908 organizou um memorial em homenagem a sua falecida mãe e lutou para estabelecer uma data oficial para a celebração em todo o país. Em 1914, o presidente Woodrow Wilson proclamou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.

Somente em 1932 a data foi trazida ao Brasil pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, com o objetivo evidenciar a importância das mulheres na sociedade. 

… até os dias atuais

Ao longo das décadas, a data se popularizou mais e mais. Anualmente, as mães passaram a ser presenteadas com flores, chocolates e muitas homenagens. Hoje, o Dia das Mães é celebrado em todo o mundo, ainda que as tradições possam variar entre uma cultura e outra.

Mas além de um momento dedicado à valorização das mães, a data também assume um grande potencial comercial. Depois da Páscoa, o Dia das Mães é uma das datas de maior importância para impulsionar as vendas do primeiro semestre.

Por isso, fica a dica: mesmo que o Dia das Mães tenha acabado de acontecer, é importante já começar a pensar na estratégia da sua empresa para o próximo ano. Analise o que deu certo, o que deu errado e quais foram os resultados da concorrência. Planejar com antecedência é a chave para mandar bem nas vendas de Dia das Mães 2024.

Mais em Publicidade
Veja mais