As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e continuar
 
 

O DIA DOS PAIS E A PROPAGANDA

Publicidade

09.08.2022 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
O DIA DOS PAIS E A PROPAGANDA

Dia dos Pais está chegando, com campanhas criadas e tudo pronto para celebrar este grande dia. E decidimos relembrar um pouco do caminho que a data dos nossos heróis percorreu junto com a propaganda. Confira!

Origem do Dia dos Pais

A data surgiu do desejo de Sonora Louise Smart Dood, em 1909, de homenagear seu pai, um agricultor e ex-combatente da Guerra Civil Americana. 

Em 1910, com a ajuda de um grupo de jovens cristão, conseguiu oficializar a data através de uma petição. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de julho de 1910, alguns dias após o aniversário do pai de Sonora.

Ao longo dos anos, a celebração foi se espalhando por todo o território estadunidense e se tornando parte da cultura. Em 1972, o Dia dos Pais passou a ser um feriado nacional, oficializado pelo presidente Richard Nixon.

Contudo, existe uma história muito mais antiga que essa. Segundo registros históricos, Elmesu, filho do rei Nabucodonosor da Babilônia, teria feito o primeiro cartão de Dia dos Pais há mais de 4 mil anos, desejando sorte, saúde e longa vida ao seu pai. 

Dia dos Pais no Brasil

No Brasil, a comemoração data dos anos 50. Unindo possibilidades comerciais, é claro, com o desejo da comunidade de reforçar laços familiares, o publicitário Sylvio Bhering instituiu no calendário brasileiro o “Dia do Papai”, com uma publicação no jornal O Globo

A escolha da data do primeiro Dia do Papai foi 16 de agosto, segundo domingo do mês. A iniciativa foi tão bem-vinda, que se tornou um dos feriados mais importantes do país e é, até hoje, celebrado no segundo domingo de agosto.

Emoção nas campanhas de Dia dos Pais

As empresas ao redor do mundo, e suas respectivas agências de publicidade, dão um show de emoção nas campanhas de Dia dos Pais. Já foram feitas inúmeras campanhas memoráveis e que nunca falham em mexer com o nosso coração. 

Em 1992, o Itaú Seguros lançou a campanha “Completamente louco”, mostrando como é louco o amor de pai.

A Marisa decidiu ousar em 2015 e fez uma campanha de Dia dos Pais um pouco diferente. Confira!

Ainda em 2015, a emoção toma conta com a campanha “Handle With Care” da Gillette, que mostra a rotina de um filho que se dedica a cuidar do pai.

Incrível como o mesmo tema pode ser abordado de tantas formas e com inegável carinho, não é? 

E você, tem alguma campanha de Dia dos Pais inesquecível para compartilhar? Comenta aqui embaixo para a gente se emocionar também.

Feliz Dia dos Pais!

Mais em Publicidade
Veja mais