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O mercado paralelo do álbum da Copa do Mundo

Pesquisa de Mercado

10.10.2022 - 08:00:00 | 2 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
O mercado paralelo do álbum da Copa do Mundo

Um dos eventos mais esperados e, não é exagero nenhum dizer, importante do ano está chegando. 

A Copa do Mundo é um daqueles acontecimentos que todos param para ver, até mesmo quem não entende ou sequer gosta de futebol. 

Não tem como negar, a atmosfera gerada e as comemorações que acompanham o evento são um espetáculo à parte. Desde bandeirinhas penduradas em todos os cantos, pinturas espalhadas, pessoas vestindo as cores das seleções, e claro, não podemos esquecer do álbum de figurinhas.

Quando foi lançado o primeiro álbum?

Aqui no Brasil, a primeira aparição de um álbum de figurinhas foi em 1950, o ano do Maracanaço. Mas foi em 1970, que a empresa Panini, a empresa que lança oficialmente até hoje, começou a distribuir.

As primeiras edições eram uma “brincadeira séria”, afinal, as figurinhas tinham que ser coladas com muito cuidado e exigia uma destreza que crianças pequenas não tinham.

Aos poucos foram se atualizando e colecionar virou um evento para família inteira. As crianças começaram a ter uma participação maior, realizando trocas e brincadeiras como o “bafo”.

Um lazer que se tornou assunto sério

Hoje em dia, colecionar tornou-se um hobby um pouco mais caro, um pacote com 5 figurinhas custa 4 reais, um aumento de 100% em relação à edição anterior (que já tinha sofrido um aumento no valor também).

Mas calma, não teve só mudança de valor. A Panini inovou e trouxe figurinhas “legends”.

As lendárias figurinhas e seu mercado paralelo

Na edição da Copa do Mundo 2022, a Panini selecionou 20 jogadores para receberem cartas especiais, chamadas de “legends”. Apesar do intuito não ser colar no álbum, foram feitas para aqueles que gostam de coleções exclusivas. Ao total, são quatro categorias por jogador: bordô, bronze, prata e ouro. 

A busca e a vontade de ter essas figurinhas acabam gerando uma movimentação de mercado paralelo que ninguém contava. Pessoas que já têm suas “legends” colecionáveis, começaram a vender por conta e os valores são os que mais impressionam, como por exemplo, uma figurinha de ouro do Neymar por incríveis R$ 9 mil.

Mas e você, já começou a completar o álbum?

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