As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e continuar
 
 

O PRIMEIRO AUTOMÓVEL TOTALMENTE PROJETADO E PRODUZIDO EM SÉRIE NO BRASIL

Coluna do Macedo

28.03.2022 - 08:00:00 | 2 minutos de leitura

Autor - Voük Comunicação
O PRIMEIRO AUTOMÓVEL TOTALMENTE PROJETADO E PRODUZIDO EM SÉRIE NO BRASIL

Lembram-se que prometi falar um pouco sobre a Willys Overland do Brasil? Então vamos à primeira parte desta história.

COMO ERAM NOSSOS CARROS:

No final da década de 50 tínhamos apenas quatro empresas produzindo automóveis no Brasil, a Simca (francesa), a Volkswagen (alemã) e a Vemag, brasileira que produzia os DKW sob concessão da Auto Union (hoje Audi) e por último uma estatal nacional, a Fábrica Nacional de Motores, que produzia o JK sob licença da Alfa Romeo italiana.

O Simca Chambord e o JK eram sedãs médios, muito bonitos e cheios de detalhes de conforto. O JK foi o primeiro carro brasileiro equipado com câmbio de cinco marchas. Os dois eram muito luxuosos e muito caros.

Porém faltava um sedã médio confortável e mais “parrudo” para ser usado até como táxi. É aí que entra a Willys Brasil.

NOVO PROJETO:

Em 1958 a Willys começou a discutir sobre o novo projeto. Contrataram uma equipe de projetistas e engenheiros brasileiros e em menos de dois anos lançaram o Aero Willys, totalmente brasileiro. A única coisa projetada fora era o motor, o mesmo do jipe, da rural e da picape.

Não tinha a beleza, elegância e o luxo do Simca e do JK, mas era bonito, confortável, seguro, econômico, tinha preço justo e, claro, foi um grande sucesso de vendas.

No Salão do Automóvel de 1962 a Willys lançou o Aero Willys 2600, com linhas modernas e mais elegantes. Mas a empresa tinha planos para lançar uma versão do novo carro para concorrer diretamente com o Simca e o JK.

LUXO, ELEGANCIA E CONFORTO

Então em 1966 nasceu o Itamarati, um carro baseado no Aero Willys 2600, ao qual foram incorporadas todas as tecnologias disponíveis na época, outro sucesso estrondoso da Willys.


O sucesso deste carro foi tão grande que logo surgiu a primeira limusine brasileira, construída a partir do Itamarati.


No próximo artigo vou continuar falando da Willys Overland Brasil, que continuou inovando no mercado brasileiro.
Mais em Coluna do Macedo
Veja mais